top of page
Buscar

Detalhes

A casinha foi construída com restos de madeira de uma antiga igreja, que foi desmanchada para uma reforma. Toda a madeira, foi aproveitada, assim como a telha de barro feita na olaria. Ficou simples, mas bem feita. Lá guardamos todo tipo de ferramentas e um pilão, usado para preparar colorau. Junto dele, um moinho pequeno, foi fixado numa mesa de madeira. Quantas paçocas e cafés foi moído ali! Ao lado da casinha, o forno de barro estava sempre pronto para assar um delicioso pão caseiro ou um bolo de fubá, por exemplo.

Sobre uma superfície de madeira grãos de café e um recipiente de aluminio com café moído.

— O café do pote acabou. Precisa moer mais! — dizia vovó, logo pela manhã.


Havia outro pote, esse maior, com os grãos para moer. Durante alguns minutos, eu ficava lá, muitas vezes sozinho, moendo o café. Como era prazeroso fazer aquilo! Era uma satisfação imensa ver o pote ir para a dispensa cheio de café.


Pequenos detalhes, aparentemente, sem muita importância, mas que marcaram muito uma fase da minha vida. Lembra da mesa de madeira, que o moinho foi fixado? Ela também servia para colocar uma bacia com água quente, nos dias em que a galinha do quintal, seria o prato principal.


Como gostaria que todos valorizassem esses detalhes da vida. Todo mundo deveria ter no quintal, uma casinha simples, para guardar esses objetos tão valiosos e que ficam para sempre, em nossas lembranças.


Infelizmente, hoje, a maioria dos quintais são enormes, contudo, não sobra espaço para um moinho e um pilão, tão pouco, para o forno de barro. Estamos acostumados a comer tudo que já vem pronto. E assim, nunca vamos descobrir o valor dos detalhes simples da vida.




 

E você, sente falta de algum detalhe simples da sua infância??? Compartilhe comigo, é muito bom ouvir você :)



Obrigado pela companhia :)


Se gostou, continue no blog e leia outras crônicas, é só clicar em todos os posts ou ver tudo.


Ah!!! Deixe seu like, assim vou saber que gostou. Se não quiser perder as atualizações deixe seu e-mail no fim da página.



Até Breve,


Vander Christian




 

VANDER CHRISTIAN é paulista, romancista e cronista. Autor de Karina, Passado & Presente, Duas Vezes Pamela Monteiro eGente Mala ou Gente Boa. Entre 2019 e 2020, teve seus textos selecionados em 7 Concursos Literários, promovidos por Editorial Hope, Grupo Diário da Poesia, Se Liga Editorial, Em Contos e Qualis Editora

2 Comments


Susana Geadas
Susana Geadas
Mar 29, 2021

Sorte de quem tem uma casa com quintal, infelizmente não tenho. 😥 Dava tudo para ter uma casa com quintal bem grande, para ter zona de barbecue com forno de lenha, com horta e uma casa dessas para guardar as coisas necessárias. Ia ser muito feliz ali!

Like
Vander Christian
Vander Christian
Mar 29, 2021
Replying to

Também não tenho, cara amiga. Um dia já tive, e agora só resta as lembranças. Dava um trabalhão para limpar, organizar tudo, no fim, valia muito a pena. Abraço!

Like
Coloque o seu email abaixo e receba gratuitamente as atualizações do blog!

Obrigado pelo envio, agora você receberá um email sempre que tiver texto novo no blog

  • Amazon - Black Circle
  • skoob-icon
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

"O medo, a falta de confiança,

a falta de tranquilidade, sempre

vai existir. Mas isso está longe de 

significar que você não é capaz

de fazer algo."

Vander Christian
bottom of page